Teatro São Carlos inova e lança nova proposta cultural


 

O Teatro São Carlos, considerado um dos mais nobres da região por sua estrutura, localização e conforto, renova sua gestão e dá start a uma nova proposta cultural. O planejamento estratégico, que contempla ações de curto, médio e longo prazo, dá foco ao fomento cultural, à ampliação da ocupação e otimização do espaço e à diversificação da programação cultural, envolvendo os diferentes segmentos culturais, educacional, empresarial, além de produção cultural.

“A proposta é manter-se alinhado com a nova realidade cultural e educacional de Caxias e região”, argumenta o Professor Paulo Périco, Coordenador Educacional da Rede AESC, mantenedora dos Colégios São Carlos, que também passa a responder pelo teatro desde o mês de abril.

Neste sentido, algumas novidades prometem movimentar a área artística local. A nova gestora cultural do Teatro, a Relações Públicas Caliandra Paniz Troian, toma linha de frente na condução dos trabalhos e já neste mês lança a nova política de preços para a ocupação do espaço. Visando a aproximação com artistas e produtores culturais e a contribuição com o fomento cultural, esta nova política prevê tarifas reduzidas para artistas e produtores culturais. “Somos conscientes das dificuldades enfrentadas na produção de espetáculos culturais, sobretudo por questões financeiras. Nossa proposta é não ser apenas um espaço para locação, mas sim um grande parceiro cultural, principalmente dos produtores e artistas locais.”, explica Caliandra.

Além do preço, a nova proposta contempla também maior envolvimento nas produções que vem de fora, oferecendo um importante auxilio não só na divulgação, mas também um suporte na produção do espetáculo. “Acreditamos que este suporte seja fundamental para os produtores de fora da cidade, uma vez que a penetração junto ao nosso público sempre será maior”, enfatiza a Relações Públicas.

Com esta nova política de atuação, o Teatro São Carlos estará facilitando não somente as produções locais de teatro, música e dança, mas, estimulando a manutenção de Caxias do Sul no roteiro cultural de produções do circuito nacional, o que, aliás, já acontecerá neste mês de Junho, com a vinda do show do cantor Tiago Iorc.

Outras boas perspectivas também contemplarão a classe dos trabalhadores caxienses, acima de tudo, porque em médio prazo serão oferecidos produtos culturais acessíveis a estes, totalmente subsidiados.

Aliar todas as vertentes da cultura ao Teatro São Carlos também está entre os planos desta nova gestão. Desta forma, o teatro acolherá em seu foyer além de um novo café cultural, exposições mensais de artistas locais podendo abrir espaço também para lançamentos de livros ou pequenos eventos como saraus, conversas com artistas, entre outros. Em médio prazo, serão desenvolvidos projetos para oficinas que contemplem jovens da comunidade, aliando-se à missão social da entidade, utilizando a cultura como instrumento de acesso, formação e convivência social.

Quanto à proposta de otimização do espaço, uma nova política de agendamento, a  melhoria na estrutura física do espaço e nos serviços prestados aos produtores e aos frequentadores também passarão a ser um diferencial positivo, na expectativa de ter um aumento significativo de espetáculos e consequentemente de plateia.

Com este mesmo propósito, será instalado, em breve, no foyer do Teatro, um café cultural, para o qual estão sendo recebidas propostas  de ocupação. Este espaço cultural, além de funcionar diariamente como café, vai acolher uma pequena galeria de arte, movimentando ainda mais o local.

A aproximação e o relacionamento com o público, além das ações específicas, continuarão acontecendo através das redes sociais, como Facebook e Twitter, além do site do TSC.

Apoiada pelo slogan “Arte em tempo integral”, a nova proposta do Teatro São Carlos está embasada, sobretudo, naquilo que é essencial para a Cultura: as pessoas.

Sobre Teatro São Carlos

Teatro São Carlos. Um blog diário de informações culturais e curiosidades de Caxias do Sul.
Esta entrada foi publicada em Teatro. ligação permanente.

2 respostas a Teatro São Carlos inova e lança nova proposta cultural

  1. Suzana diz:

    Parabéns pela iniciativa! E, sucesso no empreendimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s