Um olhar sobre a Cultura, por Antônio Feldmann

O Secretário da Cultura de Caxias do Sul argumenta acerca do poder transformador da Cultura em nossa sociedade

Pensamos que ninguém melhor do que o atual Secretário da Cultura de Caxias, Antônio Feldmann, para estrear as postagens feitas por colaboradores aqui no blog.

O convite foi feito ao secretário e ele nos atendeu prontamente contribuindo com o artigo que segue:

“A Cultura transforma e liberta. É um processo de inserção social do Homem, a partir do qual ele pode transformar sua visão de realidade, estabelecer o diálogo com o outro, interagir e, ainda, modificar o mundo a partir de um olhar abrangente, com atitude crítica, libertando-se das amarras e do preconceito. A partir disso o Homem constrói novos horizontes, com empenho e lucidez e modifica a própria vida.

A Cultura estabelece diferentes padrões e formas de conviver em sociedade e dá ao Homem a autonomia necessária para estabelecer o elo entre ele mesmo como indivíduo e o tecido social em que está inserido, o que lhe dá segurança de caminhar por entre as gentes.

No longo aprendizado da história humana foram necessárias muitas tentativas na busca de soluções que equalizassem as diferenças entre ricos e pobres. A Cultura intenta este caminho: dirimir as diferenças e estabelecer a aproximação e a comunhão humanas, seja através de ações estruturais, seja pela representatividade da arte em todos os campos de atuação cultural, propiciando o acesso aos bens culturais a todos, o que quer dizer: todas as classes sociais, todas as etnias, todos os credos, todas as idades, todos os sexos, pois todos fazem parte da Comunidade de nossa cidade.

A Cultura também confere identidade ao Homem pela construção de mundo que ele realiza nas imbricadas e complexas relações interpessoais de nosso tempo.

Partilhar saberes é uma forma de garantir que o conhecimento seja universalizado, disponibilizando a todos as inovações que o saber confere. Esse conhecimento fortalece o tecido social no qual o Homem se insere em seu sentido mais completo.

O Homem partilha o conhecimento da coletividade e se beneficiar com o resultado das ações tornando-as lastro cultural próprio e permanente, já que é parte integrante de uma Comunidade. O Homem integrado culturalmente tem melhoradas as condições psicológicas para avançar no conhecimento e no domínio da complexa estrutura socioeconômica do mundo moderno.

É trabalho do Poder Público estabelecer o caminho da integração coletiva das manifestações culturais, materiais e imateriais, e universalizar os instrumentos para a aquisição dos diferentes saberes, além de garantir a estrutura para que a Cultura exista, tenha espaço, tempo e lugar.

Através da Cultura e de todo seu extenso instrumental, é possível, hoje, levar a Cultura a todos em nossa cidade, seja pela integração das mídias modernas, seja pela presença de nossos artistas, em atividades permanentes durante todo ano, com mais de duas mil atividades em todos os segmentos.

Isto faz com que a pluralidade e a diferença sejam motivo de enriquecimento mútuo entre os homens, através das constantes trocas das vivências e experiências que o trabalho do mundo artístico apresenta e representa através da Música, do Teatro, da Dança, da Literatura, das Artes Visuais e do Artesanato, sem falar na herança patrimonial da Arquitetura, que nos ensina grandes lições.

Esses meios garantem o convívio humano na diversidade e propiciam o desenvolvimento sustentável da economia da Cultura, que cresce a cada ano na cidade de Caxias do Sul e Região.

Enfim, a Cultura propicia o reposicionamento do Homem no mundo, restaura sua autoestima e garante seu lugar na sociedade. E, uma vez integrado socialmente, o Homem participa como protagonista de ações e projetos e se insere no âmbito do devir cultural nas suas várias possibilidades, gerando assim, positivo impacto social e econômico na cidade em que vive.

A partir daí o Homem se ocupa de compor novos enredos, novas narrativas, atuando como protagonista do processo cultural, social, político e econômico de sua cidade. A Cultura liberta e transforma. E digo isso para que tenhamos uma noção clara de nossa responsabilidade, quando o assunto é Cultura, pois todos querem viver em uma sociedade democrática, mais justa e mais humana. A Secretaria Municipal da Cultura trabalha para isso.”

Sobre Teatro São Carlos

Teatro São Carlos. Um blog diário de informações culturais e curiosidades de Caxias do Sul.
Esta entrada foi publicada em # Home #, Geral. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s